O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo é uma instituição religiosa, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada no dia 20 de janeiro de 1951 cujos objetivos são o estudo e a prática da Doutrina Espírita Cristã.

Foi o primeiro Centro Espírita fundado em nossa cidade. Sua primeira sede foi na Rua Duque de Caxias, depois transferiu-se para a Rua Patrocínio e em 1967 iniciou-se a construção da atual sede, na Rua Doutor Marcolino, 875.

Em nossa diretoria tivemos nomes de companheiros que auxiliaram muito no desenvolvimento e divulgação da Doutrina Espírita em nossa cidade como: Eurípedes Novelino, Euzápia Novelino, Sr. Gumercino, Sra. Florinda (tia Lô) Sra. Ana e Sr. Lazáro, Sr.Altino e Sra. Lazinha, Sr. Francisco (mestre de obras) e o casal Sr. José Álvaro Borges e a Sra. Maria Gonçalves Borges, ambos trabalharam na casa até o seu desencarne.
Nestes anos muitas mudanças ocorreram, principalmente depois do contato entre o Sr. José Álvaro Borges, então Presidente, e o Dr. Gilson de Mendonça Henriques presidente do Centro Espírita Fraternidade Allan Kardec de Taguatinga-DF, que foi uma pessoa que dispensou um carinho todo especial a toda casa.

Assumiu após o desencarne do Sr. José Álvaro Borges, em 1986, a sua filha Maria Aparecida Gonçalves Gontijo ficando até 1996, onde assumiu o Sr. Carlos Alves permanecendo pouco tempo na presidência, pois em 1997 desencarna, mas o pouco tempo que teve, conseguiu dar prosseguimento às mudanças necessárias em todos os setores da casa. Com o seu desencarne assumiu a Vice-Presidente Carla Alves Gonçalves de Araújo, hoje, presidente com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desses abnegados pioneiros, juntamente com uma equipe maravilhosa de trabalhadores.

O CEEB possui a Lei de Utilidade Pública Municipal.